quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Revolução?

Durante a aula de português no cursinho resolvi tornar o tempo mais útil e escrevi este post em um caderno, para que, posteriormente, eu pudesse escreve-lo aqui. Aproveitando meu interesse pela aula comecei a refletir sobre o Poder. Comecei a refletir o porquê do povo nunca ter chegado ao topo do controle de uma nação efetivamente.
Analizando os movimentos revolucionários, pode-se perceber que em sua maioria, elas nunca ocorreram em função do povo, mesmo aquelas que se diziam populistas e que tinham seu local de nascimento nos interesses da classe menos favorecida. Por "melhores" que fossem as intenções de alguns lideres de revoluções, ao tomarem o controle do país, parece que sofrem uma amnesia repentina e esquecem quais deveriam seus objetivos como um líder que surgiu da multidão.
Exemplificando melhor este argumento posso citar um conhecido a todos, o ex-ditador de Cuba, Fidel Castro. No principio, ele era um jovem advogado que lutou contra a opressão americana sobre Cuba em todos os demais aspectos. Ele se tornou um líder carismático levando o povo consigo. Contudo quando depois de muito tempo ele consegue atingir seus objetivos, derrubando a opressão americana sobre Cuba, ele sofre desta tal "amnesia" que eu já havia citado anteriormente e começa a traçar caminhos contrarios ao interesse da população. Fazendo justamente o que ele criticava, cegado pelo Poder.
Assim, percebe-se que nunca houve revolução de verdade, apenas uma mudança da figura autoritaria que controla os habitantes de determinado local, mas sempre mudando o modo de controle. Logo pode-se dizer que nunca ouve uma REVOLUÇÃO de verdade. Até mesmo quando esta parecia ter ocorrido o Poder comrrompeu os líderes das revoluções, apenas trocando quem iria "escravizar" as pessoas.
Você acha que é livre? Esta muito enganado! Estamos todos presos ao sistema, e alguns ainda são ignorantes e conseguem ser manipulados. O único local que uma Revolução pode ocorrer é na cabeça, que pelo menos ai que sejamos livres.
Boa Noite
by Extreme

7 comentários:

Rachel disse...

Revolução pressupõe troca de poder, isso houve em Cuba, para um país se tornar socialista é necessário um governo autoritário e, por mais "rígida" que seja a vida cubana, eles têm direito a uma boa escola, um saúde e alimentação, ou seja, melhor do que a nossa pseudo-liberdade.
Já em relação ao Brasil, nunca houve revolução, já que a direita sempre esteve no poder [o Lula é algo à parte e desnecessário hehe], o motivo mais simples é a falta de organização por parte da esquerda. Enquanto não aparecerem revolucionários, não haverá revolução. Mas será que ela é tão necessária? =]

*adorei o texto.

The Extreme disse...

quanto a alimentaçao e a saude acho que vc deveria rever isso. Era boa apenas na época inicial depois começou a entrar em colapso e atualmente até a educaçao começa a entrar em crise. E sim acho que o uma revoluçao seria necessaria, o capitalismo no seu atual estado não passa de uma ferramenta para aumentar as desigualdades sociais e a segregaçao. Ainda vou criar um modo de conciliar o socialismo e o capitalismo, mas isso são outros quinhentos. O Brasil sempre foi direita e se depender do povo no geral sempre será!

e obrigado por ter gostado do texto, mesmo estando longe agora continue vindo no meu blog... ah aproveita e divulga para o povo de la... XD

Clockwork Orange Droog disse...

OMG...eu tenho um amigo vermelho...
Como se eu ligasse...
Saude e educação são nescessário. porém países europeus oferecem isto sem jamais terem rompido com os ideias da democracia e da liberdade...
A liberdade é o maior bem de um homem. Detalhe: Hoje os cubanos comem menos da que há 50 anos...Isto é distribuir alimentação?


Sammy+Social-democracia...pesquise sobre!

The Extreme disse...

De modo algum estou defendendo o comunismo, apenas disse que ele é no minimo interessante de se analizar, comunismo nao dá certo, capitalismo também não! Se me achar uma resposta racional para isto, serei seu fã!

Anônimo disse...

Não dá certo porque não teve um governante decnte até hoje!
A resposta para os problemas seria uma mistura desses dois modos de vida, um tipo de socio-captalismo, que mistura as opçoes captalistas, com a economia, saude, educaçao socialista/comunista.

The Extreme disse...

Anonimo pensamos igual!
Mas isso na pratica seria muito dificil de se fazer, além de precisarmos de um excelente governante para ter a coragem de fazer isso!
Mas concordo com vc!

Anônimo disse...

Ja pensou em trocar a engenharia por alguma coisa relacionada a politica?