domingo, 27 de abril de 2008

Paraguai

Lembrado indiretamente pelo Droog vou falar sobre nosto querido vizinho e sua relação intima com nosso país. O Brasil pouco tempo atras foi "garfado" no acordo de gás com a Bolívia, anteoriormente neste mesmo governo havia concedido concessões ao governo paraguaio e agora prepara para sofrer outro rombo. Nosso atual governo com uma pratica totalmente pacificia e chegando certas horas ate ser submissa levou a percepção da vizinhaça que era hora de se aproveitar. E por sinal é realmente isto que vem ocorrendo, com a posse do novo presidente do Paraguai, o Brasil sofrerá provavelmente um rombo no certo hidreletrico. O respectivo presidente quer mudar o tratado feito para durar durante 50 anos relativo a construção da hidreletrica na fronteira do Brasil com aquele país, o qual nos já massacramos uma vez e se continuarem assim deveriamos massacrar de novo. O tratado se trata: o Brasil construi a barragem e toda sua infra-estrutura em territoreo paraguaio, este por ceder o territoreo poderia utilizar a energia que fosse necessaria para eles e o excedente seria vendido ao Brasil a preço de custo praticamente. Entretanto estão querendo um aumento deste valor, pois ele é muito baixo. Se eu fosse o presidente diria: E eu com isso? Tratado é tratado quando ele vencer que o atual presidente venha negociar conosco, imagine se a cada novo presidente que assumisse tivessemos que renegociar. Vocês não podem exigir nada, o Brasil pagou cara com a contrução desta hidreletrica, então não há o que reclamar e volto afirmar o tratado ainda esta vigente se quiser desreipeita-lo isso acarretará medidas que não serão beneficas ao Paraguai, então aceite o que tem! Se quiserem ficar com a barragem fiquem, porém depois de passados os 50 anos!

Isso seria o que eu diria direto, ameaçador e claro! Porém o presidente que possuimos acabará sedendo assim como fez na Bolivia, depois não sabem o porque do Brasil nunca desenvolver, se um país menor consegue ganhar diplomaticamente dele imagina uma potência!

2 comentários:

Clockwork Orange Droog disse...

Voc~e não mencionou que o Paraguai não gastou um centavo para construir Itaipu,e querem cobrar mais.E o governo brasileiro pagará,com certeza.

Unknown disse...

verdade! Mas de certo modo esta ideia esta implicita no fato do Brasil construiur o hidreletrica!